Livro “A Mágica da Arrumação” – coisas que aprendi

Olá pessoinhas que acompanham o blog. Comecei a ler um livro maravilhoso que está sendo muito comentado por blogueiras, youtubers e personal organizers. O Livro “A Mágica da Arrumação” de Marie Kondo é realmente muito bom.

Todas as dicas passadas e o método MariKon – método de organização que é explicado no livro – podem ser aplicadas em várias áreas da vida, não só na arrumação da casa – relacionamentos, estudos, projetos: você pode usar as dicas para saber o que te move rumo ao seu objetivo. Algumas coisas podem surpreender ao longo da leitura; existem algumas dicas que são um tanto radicais para o padrão de pessoas bagunceiras e relapsas que nem eu. Mas, estou realmente disposta a colocar o método em prática antes de levar minha mudança para meu novo apê que continua sendo dentro da casa da minha avó, e aí, se vocês quiserem, quem sabe eu conto por aqui como foi minha experiência  😀

1293872-250x250

COISAS QUE EU APRENDI COM O LIVRO “A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO” DE MARIE KONDO

  • Antes de começar, visualize o objetivo: Por que quero manter minha casa organizada? O que seria o ideal de organização para mim?
  • Arrume por categorias, não por cômodos;
  • Faça tudo de uma vez – o trabalho de organização deve ser completado no menor tempo possível, como uma maratona;
  • Não altere o método para “encaixar à sua personalidade”
  • Comece pelo descarte, depois pense onde colocar o objetos que você decidiu manter;
  • Comece descartando itens de categorias menos importantes para você – se você é viciada em roupas e começar por elas, vai tornar o trabalho mais mais duro.
  • Critério de descarte: Isso me traz alegria?

    O critério de descarte é o principal ponto do livro. Quando você ficar cercada somente por coisas que lhe tocam o coração, sua casa não terá mais bagunça. Para exemplificar, vou usar minhas citações preferidas do livro de Marie Kondo:

   “Nunca arrumo meu quarto. Por quê? Porque não preciso. Ele já está organizado. Faço apenas uma ou duas arrumações por ano, durante cerca de uma hora. Custo a acreditar que passei vários anos fazendo arrumações sem jamais ver resultados permanentes, mas hoje me sinto feliz e satisfeita. Tenho tempo para apreciar momentos prazerosos num ambiente tranquilo. Até o ar parece mais limpo e fresco. Ao olhar em volta, vejo apenas objetos de que realmente gosto. Minha casa não é muito ampla, mas tudo o que há dentro dela é especial para mim e fala direto ao meu coração.”

  “[…] Quando eu voltasse para casa, depois do trabalho, o chão estaria livre de bagunça e o ambiente estaria arrumado como um quarto de hotel, sem nada obstruindo o campo de visão. Eu cobriria a cama com uma colcha rosa e teria uma luminária branca em estilo retrô. Antes de me deitar, tomaria um banho relaxante, acenderia lamparinas com óleos aromáticos e ouviria composições de piano ou violino, praticaria ioga e tomaria chá de ervas. Adormeceria despreocupada, com uma agradável sensação de amplidão.”  (resposta de uma cliente de Marie ao ser questionada sobre seu ideal de organização)

    “Você fica feliz usando roupas que não lhe trazem nenhuma sensação boa? Você fica alegre rodeado de livros que nunca leu e que sabe que não irão tocar seu coração? Acredita que ter acessórios que nunca vai usar lhe deixará contente?”
     Eu consegui o PDF gratuito do livro pelo site Lê Livros, que disponibiliza esse e vários outros livros para uso pessoal, sendo proibido a comercialização de qualquer material disponibilizado por eles. Uma dica para quem é de Joinville e região: As Livrarias Curitiba (mesma rede das Livrarias Catarinense) disponibilizam o exemplar “Isso me traz alegria”, “continuação” de “A mágica de arrumação” para resgate de pontos do seu cartão LEIO MAIS até dia 05/03. Clique aqui para conhecer mais sobre o programa. Livrarias Curitiba me patrocinem
   Espero que gostem! Beijos azuis e com cheirinho de chá ❤
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s