Livros para ler antes de começar um novo projeto

     Começar um novo projeto exige sair de sua zona de conforto. A dimensão de começar algo diferente de tudo que você já fez pode ser amedrontante; nessa hora o ideal é procurarmos por inspiração e encorajamento, nos organizar muito bem e colocar a mão na massa – afinal o que não se sabe fazer se aprende na prática, tentando.

     Todo projeto se torna mais fácil de finalizar quando bem pensado e organizado por etapas viáveis para cada circunstância. Todo momento desencorajador é mais fácil de passar quando incentivado da maneira certa. 

     A decisão de largar a faculdade, já indo para a segunda metade do segundo ano de curso, não foi fácil. Ainda mais quando se decide tentar algo onde a sua chance de conseguir é muito pequena e arriscada comparado à simplesmente ficar e acabar o que já havia conquistado até então. Eu decidi que sairia da faculdade e tentaria medicina (inicialmente pensando apenas em faculdades públicas). Não é fácil quando você conta para as pessoas e a reação delas é negativa. “tem certeza?” “nossa, mas você gostava tanto de psicologia” “ai, muito difícil de passar” “cara, passar em federal é f*” “não acredito que você vai desistir”.

     A questão é que, o mais importante para dar o primeiro passo eu já tinha: eu acreditava em mim mesma. Então, ignorando os comentários negativos, decidi que precisava planejar, organizar e executar, sem pensar muito no que aconteceria caso não desse certo. Desde então muitas coisas aconteceram e pude aprender bastante, mas essa não é a questão que quero trabalhar aqui hoje.

     O que eu gostaria de compartilhar com vocês, de uma maneira bem pessoal, são alguns livros que me ajudaram nos cinco tópicos que eu considero cruciais para começar algo novo:

acreditar – acredite em si mesmo e em sua própria capacidade; 

ter coragem – para sair de nossa zona de conforto e enfrentar o desconhecido e o amedrontador;

 planejar – pensar em casa detalhe da sua vida antes, depois e após cumprir o seu objetivo (o que irá mudar? o que preciso fazer para acompanhar essa mudança?), definir tópicos necessários para seu projeto começar a ganhar forma; 

organizar – hora de dividir o planejamento em pequenas etapas, definir datas e metas menores, montar o calendário e a “check list” e

executar – mão na massa, resiliência e persistência

     Cada um dos livros indicados marcou um contexto de minha vida e me ajudou com um tópico (ou mais de um). Apesar de não serem muitos, cada um tem seu valor significativo. Para saber mais sobre o livro é só clicar no link do nome que você irá para a página do mesmo no Skoob, onde consta sinopse e resenhas.

1. On the Road: Essa narrativa me ajudou com relação ao “timing”. A história (falando ridiculamente resumida) fala de um cara que decide atravessar os EUA (andando, pegando carona em caminhões, de ônibus, de trem, etc): e ele vai. Simplesmente vai. Tem muitas histórias malucas e coisas um tanto absurdas. Não sei se vou conseguir sintetizar de maneira clara meus sentimentos com relação a leitura desse livro, mas todas as aventuras escritas por Jack Kerouac que compõe essa história falaram comigo de uma forma muito subjetiva que foi mais ou menos assim: Acredita e levanta o traseiro: HORA DE IR.  Aqui envolve o tópico acreditar e ter coragem.

CAPA_On_the_road.indd

2. Alice (no país das maravilhas e através do espelho):”Ué, o que tem a ver com começar um novo projeto?”. Eu explico. Para tomar coragem e correr riscos, assim como para justificar esse primeiro ato e fazer um bom planejamento é necessário pensar fora da caixinha. Alice é uma mente criativa que aposta e acredita em suas convicções; tem a inocência típica de uma criança. A maneira que a imaginação dela trabalha é muito explícita no livro. E eu senti que era isso que eu precisava. Simples assim. Aqui envolve o tópico de acreditar, ter coragem, e planejar.

capa-Alice-zahar

3. Girl Boss: Esse livro conta a história de Sophia Amoruso, uma moça que se sentia completamente deslocada da sociedade e nunca parecia se encontrar em nada. Até que por questão de necessidade começou a vender roupas usadas de estilo retrô pela internet e colocou toda a sua dedicação nesse projeto. Hoje ela é CEO e diretora criativa (e dona) da Loja Nasty Gal, uma empresa de 100 milhões de dólares. Esse livro me ensinou muito sobre planejamento e execução. Ainda quero fazer um post com as melhores coisas que aprendi, incluindo as melhores citações.

 download

4. Morando Sozinha. Esse livro é escrito pela blogueira Fran Guarnieri, administradora do blog de mesmo nome. Ele é um guia para quem pensa em ter sua própria casa, mas também é um manual de vida independente. Você pode aplicar todas as dicas sobre planejamento e execução nele contidas para todos os novos projetos que você for começar; o livro é de todo simples, mas abriu meus olhos para coisas grandes.

unnamed-5

Além desses livros que eu adoro, também fizeram (e ainda fazem) parte do meu processo outros filmes, músicas e citações. O ponto é achar algo com o qual você possa se inspirar e aprender, não importa o que seja, desde que funcione para você.

     Gostaria muito de saber de vocês: quais são as etapas principais para começar um novo projeto na sua opinião? o que te inspira e te move?

Beijos azuis e com cheirinho de chá ❤

JPEG Logo sem nome

Anúncios

Um comentário sobre “Livros para ler antes de começar um novo projeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s