Dicas para calouros

Quem já passou pelos primeiros meses de faculdade sabe que não é fácil. O conteúdo inicial pode não ser de cara dos mais difíceis – difícil mesmo é conseguir se encontrar dentro da universidade. Pela minha experiência como caloura de psicologia no ano de 2014, posso afirmar que: as coisas melhoram e aos poucos você encontra sua própria maneira de fazer as coisas, acredite. Então, aqui vão algumas dicas que foram passadas de alguns veteranos para mim, outras adquiridas por mera observação, algumas apanhando até aprender (porque é a vida).

trote1

*foto ilustrativa da sua expectativa de diversão entrando na faculdade (que no final do ano não será mais nem um resquício de ilusão – estará morta)

DICA NÚMERO UM (e por mais que pareça boba, uma das mais importantes)

Mantenha contato com seus veteranos. Não entre no seu curso pagando de galo achando que logo de cara vai conseguir fazer tudo sozinho. Pense que seus veteranos conhecem os professores, a metodologia de cada um, tem mais contatos, passaram pelas provas que você ainda vai fazer, conhecem os materiais que são usados no seu curso. Ter um colega veterano pode lhe ser muito útil (e dependendo do caso, até divertido… ou não)

Screenshot_2016-05-23-14-25-42

Coisas que você pode extrair de seus veteranos (seja comprando, pedindo, trocando por cerveja ou implorando de joelhos):   

Livros semi-novos ou usados em bom estado, xerox e apostilas por um precinho camarada. PS: Não saia comprando tudo que vê pela frente, faça uma “pesquisa de campus” *sacou?* para ver quais realmente são os materiais que você vai usar mais naquele ano. Calouro empolgado sai comprando tudo e depois descobre que existe material melhor (eu era dessas)

descontoestantevirtual.jpg

Dicas para lidar com professores e se sair bem na matéria. Eles podem tanto tentar te assustar (porque quando entraram foram assustados também) quanto lhe dar informações muito úteis, basta você saber aproveita-las. Tem aquele professor que fala cuspindo, então você senta nas carteiras mais pra trás; aquela professora que gosta que atole o slide de imagem e fala que nem uma gralha; professores que vão implicar se você chegar 15 segundos atrasados depois do intervalo; aqueles que descontam pontos por erros de ortografia ou dão prova pra quem estiver usando o celular (acredite, tem dessas).

cats

Provas e trabalhos que você também terá. Muitos professores gostam tanto de uma prova ou trabalho, que, todo ano pedem um igual (ou quase igual) ou repetem provas. Quando chegar perto da sua prova semestral da matéria mais ferrada de todos os tempos, adivinha quem vai lhe socorrer? Sim, eles mesmo, aqueles que a gente suborna com cerveja. Muitos deles são bem legais e distribuem provas antigas pela classe de calouros e até disponibilizam para que sejam tiradas cópias. Mesmo que mudem as questões, geralmente os assuntos são sempre os mesmos e dá pra ter uma noção de que tipo de questão cai e do grau de dificuldade.

Alguns cuidados que você precisa tomar: Assim como em todos os lugares, existe gente boa e gente ruim. Cuidado com quem você vai se relacionar e com os trotes e festas que você vai participar. Na universidade onde eu estudava, o pessoal era gente boa e o trote foi bem leve, uma ótima oportunidade para conhecer as pessoas do curso e fazer amizade. Mas, no trote de um curso que ficava na sala vizinha teve gente entrando em coma alcoólico, participando de vídeos e fotos nada legais, e outras coisas as vezes até piores. Vale se cuidar, não se passar na bebida e ficar de olhos abertos. E se precisar, RECORRA SIM ao conselho estudantil de sua escola. Violência tanto física quanto psicológica é crime, e você não deve se calar.

2rr48p

DICA NÚMERO DOIS

Tenha uma agenda e não deixe o conteúdo para estudar em cima da hora. Quando eu digo agenda, não precisa ser necessariamente aquela agenda cara cheia de desenhos e divisórias; você pode usar um caderno simples pequeno, folhas que você não vai mais usar para fazer um bloquinho, ou as ultimas páginas de seu caderno. Anote em forma de listas os seus afazeres e separe em três tópicos principais: DATAS, ESTUDOS, e ROTINA (você pode fazer os tópicos de acordo com suas necessidades, esses três são os que eu uso).

kit-miolo-de-agenda-201-wire-o

Datas: Na lista que você fará no tópico de datas, anote os dias que você deverá entregar trabalhos, apresentar projetos e fazer provas. É importante organizar em ordem cronológica para que você possa separar suas prioridades. Geralmente no início do semestre a universidade disponibiliza os calendários acadêmicos com as datas de provas e trabalhos ou os professores montam os cronogramas de suas matérias. Tenha sempre um espaço em branco para anotações no caso de seu professor gostar de inventar trabalhos quando está entediado.

Estudos: Nessa categoria é legal anotar as matérias e os conteúdos que você deve estudar na semana, ou no dia, como você preferir. Conforme você acaba um tópico, dê um OK bem grande e bonito ao lado (ou bem em cima!) da atividade. Anotar as coisas alivia nossa cabeça da preocupação de ter que lembrar. Você também pode anotar os materiais que vai usar e xerox ou livros que precisa comprar ou emprestar da biblioteca para estudar aquela matéria.

Rotina: Essa é uma categoria ampla e pode ser muito útil se você souber administrar. Aqui você anota dias de feriados, palestras, aulas no contra-turno, atividades extracurriculares que podem lhe render horas complementares e etc. É sempre bom se programar antes para organizar sua rotina de estudos, levantar o dinheiro que precisa para aquele simpósio com alguém importante da área ou arrumar um coleguinha para almoçar com você antes daquele trabalho cansativo. Geralmente essas datas são disponibilizadas no calendário acadêmico também.

DICA NÚMERO TRÊS

Revire o site de sua universidade. Fuce, fuce e fuce mais um pouco. Lá você pode encontrar muitas coisas úteis, como área de atuação e pesquisa de professores, projetos extracurriculares dos quais você pode participar, programas de bolsa de estudo, material didático para baixar, conteúdo da biblioteca online, programação de aulas, notas online, preços e disponibilidade da academia universitária, ponto de encontro de grupo de estudos e as vezes até promoção no restaurante (para encher a pança antes da prova). Ficar atualizado sobre o que acontece na sua universidade é importante para sua vida acadêmica e para seu currículo. É importante também manter sua carteirinha estudantil atualizada, verificar datas de devoluções de livros e regras dos laboratórios da sua universidade (como vestimenta, horários, monitorias, etc).

Sem título

 

Espero que vocês tenham gostado do meu post de estreia! Deixem seu comentário, dicas, e perguntas; conte pra mim como foi sua experiência como calouro ou quais as suas expectativas para o primeiro ano de faculdade (prometo não te fazer chorar) 😉

Beijos azuis e com cheirinho de chá ❤ 

JPEG Logo sem nome

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s